Saturnino Braga

O espaço político do socialismo democrático situa-se entre as vertentes do liberalismo, de um lado, e do marxismo-leninismo de outro. Clarear as fronteiras que nos separam desses dois movimentos políticos é algo de essencial para definir o nosso projeto socialista.

Explicitando essa demarcação, estaremos também adiantando algumas linhas fundamentais da nossa concepção a respeito das relações entre o Estado, a Sociedade e a Economia, assim como sobre o modelo de estruturação dessas entidades.

O que pretendo dizer aqui, é que não sendo antiliberais nem anticomunistas, nós não somos liberais nem comunistas, somos socialistas. Temos pontos em comum com cada uma dessas duas posições, que respeitamos e queremos ver institucionalizadas na vida política do Brasil, mas temos com elas diferenças tais que a separação é flagrante. Mostrar essas diferenças, marcar essas fronteiras com honestidade e sem preconceitos é tarefa essencial de construção partidária e de construção democrática, pois que só o esclarecimento pleno das alternativas pode dar ao povo o exercício pleno da opção política.

 

©Copyleft © 2012 PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO -  DIRETÓRIO DE PORTO ALEGRE
Desenvolvido sob licença GNU/GPL.